terça-feira, 1 de novembro de 2016

Eu só não aprendi a ouvir

A minha perda é moderada, mas precisamos falar sobre o que isso significa. Esqueça volume, esqueça porcentagem de audição, esqueça colocar os dedos no ouvido pra tentar descobrir como é ouvir tudo baixinho. A perda auditiva pode se manifestar de diferentes formas, dependendo de quando ela surgiu, se foi feito o uso de algum aparelho auditivo ou implante, e das frequências que foram afetadas. 

A adaptação à perda foi natural pra mim, com o passar dos anos foi ficando mais difícil ouvir, porém mais fácil ler lábios e deduzir. (Hoje, até admiro essa capacidade de dedução, porque às vezes adivinho a frase inteira mesmo entendendo só uma palavra hehe). Tenho certeza de que se alguém, ouvinte, de repente ficasse com a minha audição, não entenderia quase nada do que escutaria.

O que aconteceu é que eu aprendi a ouvir de um jeito completamente diferente, aprendi as palavras, as frases, mesmo faltando muitas letras - e esse é o meu 'normal'.

E agora com os aparelhos eu saí entendendo tudo, entendendo a letra das músicas? 



Aiiinda não... Em dois shows que já fui, não entendi nada do que foi cantado! Por mais alto que fosse o volume, parecia outro idioma. Porém quando cantaram uma música que eu já conhecia a letra, o cérebro "preencheu os sons", e eu ouvi tudo, mas na verdade era a memória auditiva.

Fui ao cinema assistir Star Trek dublado, sem legendas, e com os aparelhos no volume alto. Anotei em um papelzinho de quantas frases longas eu não entendi nenhuma palavra.

Total: 210. Foram 210 frases sem entender sequer uma palavra.

Era como se todos falassem assim.


E eu nem contei as frases curtinhas, e as outras muitas em que perdi uma ou duas palavras, ou que deduzi pelo menos a metade. (Não faço a mínima ideia do que aconteceu no filme, até dormi um pouco.)

Por isso que para entender com aparelhos, eu preciso aprender primeiro. 

Se você assistisse um filme em um idioma completamente desconhecido, você entenderia o que é dito? Não? Por quê? Mas você não está ouvindo? Então como não entende? 

Você não entende porque não aprendeu o que significa cada som. Seu cérebro não sabe identificar. E é exatamente assim que me sinto. 

Eu apenas não aprendi a ouvir como vocês. E acho importante as pessoas saberem isso, para acabar com aquele pensamento "Se usa aparelho auditivo então ouve tudo." É, nem sempre, amigos, neeem sempre... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário