quinta-feira, 7 de julho de 2016

Você pode, e eu não :(



Muitos imaginam que quem não ouve só sofre por não entender nada da televisão, rádio e telefone. Porém há muitos momentos bons que nos são privados devido à perda auditiva, e ouvintes nem imaginam. Vamos à listinha, e tente ter um pouco de empatia, entender como é uma vida silenciosa:


  • Praticar esporte com os amigos: Jogar uma partida de vôlei, basquete, handebol...É tudo na maior solidão. Durante as partidas nunca entendo naaaaada do que os colegas falam, nem em ginásio fechado, nem em quadra aberta. Se estão gritando "sai" ou "vai", não faço a mínima ideia.
  • Pior mesmo é saber que muitas vezes 'atropelei' colegas no vôlei, porque corri pra pegar a bola e não ouvi que outra pessoa estava vindo de trás, com o mesmo objetivo. E por isso já passei por ~muitas~ situações bem vergonhosas. Então na próxima vez que você for jogar, tente colocar um tampão em cada ouvido e me conte se será tão legal jogar sendo surdo.


  • Andar em estacionamentos/ruas: Eu nunca sei quando tem um carro ligado perto de mim, e muitas vezes passo por trás de carros estacionados e não escuto que eles estão começando a dar ré. Ônibus, só ouço quando já está na minha frente. Pelo menos se eu morrer atropelada, não vou nem saber o que me atingiu. Ah, e se tiver caminhando com amigos, também não entendo nada que dizem, porque não tem como ficar torcendo o pescoço pro lado pra ler lábios e ainda ver onde pisa, né? Ou um ou outro.


  • Ficar sozinha em casa: Podem ficar 3 horas tentando arrombar a porta, que eu não vou ouvir um pio. Morro de medo de um dia dar de cara com um ladrão já dentro de casa porque não ouvi nada.


  • Não saber se tem visita em casa: Quaaaantas vezes já apareci da cozinha de pijama, desarrumada, e dei de cara com visitas que nem imaginava que estavam ali. Além do susto, a vergonha. Normalmente até ouço que tem alguém conversando, mas acho que é minha família mesmo. Só que nem sempre.


  • Praias e trilhas: Nessas duas ocasiões, pode esquecer. Nem tenta. No máximo vai sair um diálogo assim:
-Dani, empresta o protetor solar?
Eu: -Aham, que legal, tinha comida?
-------------
-Até que essa trilha não é difícil, né Dani?
Eu: -Aham, também gosto de cálculo.


Resumo da minha vida hahaha Mas quando vejo a pessoa fazendo cara de assustada pra minha resposta, rapidamente já pergunto "O que você disse mesmo?".


  • Conversar no carro: Viagem de carro com a minha família é tranquila, podem ficar falando o caminho todo que eu não vou entender nada, e nem ligo (hehe). Agora viajar com a família do meu namorado, por exemplo, é de suar frio. Sei lá se estão falando comigo ou não, eu sempre tento conversar só com quem tá do lado, pra fazer leitura labial.


Então amigos, antes de apontar o dedinho e dizer que ser surdo nem é uma deficiência tão grave assim, ou que querer legenda em cinema é querer demais, que é "bom ser surdo" porque não paga ônibus...Tente ficar sem ouvir, que rapidinho essa opinião já muda =)


Tem alguma situação que você também passa por privação devido à surdez? Comente abaixo!


5 comentários:

  1. Dani, descobri ontem que vc tinha deficiência auditiva, muitas vezes eu via vc passar, dava um Oi e vc passava reto, rsss... hoje eu sei o porque, e sinceramente tive uma leve impressão, pensei: -cara ela só pode ser antipática! Fico muito feliz, por você ter conseguido esse aparelho, e conseguir escutar o mundo de outra forma. Tambem agora descobri o teu blog, vou ler ele, eu possuo deficiência visual,enchergo as coisas de perto, agora de longe não consigo não, de noite é meio ruim também. E quando li uma parte do teu blog me sintia assim também... foda as pessoas te julgarem sem saber o que realmente acontece. Grande abraço !

    ResponderExcluir
  2. Olá Jhonathan,
    Muito obrigada pelas palavras. Infelizmente pareço antipática inúmeras vezes devido à surdez :/ É claro que os aparelhos não resolvem tudo, mas espero poder ouvir quando alguém me cumprimentar na rua :D Só quem passa por privação de algum sentido que sabe como é difícil, não? Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei com tudo ai, é realmente difícil, eu perdi a audição há 2 meses e ainda não recebi o aparelho, estou me acostumando a isso ainda.
    Muito bom seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Oi Matheus,tudo bem? Seja bem vindo. Me conte mais sobre o seu caso, o que aconteceu? Você fez exames, já deu entrada no processo pelo SUS para conseguir os aparelhos?

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, tudo fato o que vc escreveu. Perdi a audição a uns 17 anos (perda bilateral profunda), mas não tem mais jeito. Vi lá seu protesto contra os cinemas q não disponibilizam legenda para alguns filmes, aqui em SP é do msm jeito e confesso que não sabia dessa Lei.
    Curti muito seu blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir