segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Mãe de uma deficiente auditiva | Entrevista

Em um final de semana sem muito o que fazer, observei que tem coisas sobre a surdez que eu sei, mas que nunca falei para os meus pais e familiares. E também, muitas coisas que eu nunca perguntei pra eles, pra saber o que eles pensam. Então fiz 10 perguntas pra minha mãe: 

(Se você chegou agora e não sabe da minha história com a perda auditiva, sugiro a leitura desse texto >aqui< antes de continuar. )


~ Carmelita Kraus ~



1) O que sentiu quando viu o meu laudo médico? (Eu estava com 19 anos, em 2016)
Mãe: Quando fui junto fazer a audiometria, durante o exame passou muita coisa pela cabeça, uma mistura de medo de como seria daqui em diante e uma grande culpa por não ter notado antes. E também, muita emoção de ver você ouvir minha voz e mexer nos cabelos [o barulho do cabelo nos aparelhos, no primeiro teste] levou dias pra 'cair a ficha'. 

Meu comentário: Lembro muito bem da tua emoção, mãe...Eu arregalei os olhos e me assustei quando te vi falando e a voz parecia de outra pessoa, completamente diferente, pensei que tinha entrado mais alguém na sala.

2) Já imaginava que eu tinha perda auditiva?
Mãe: Nunca imaginei que tinha a perda, por ser esperta e ativa até demais. 


3) Hoje, como imagina que é a sensação de usar aparelhos?
Mãe: Deve ser horrível! Tantos barulhos, e fortes...Se fosse bom tu não ia querer tirar assim que chega em casa...Não usar é ruim, mas usar também deve ser bem difícil. Hoje vejo que se tivesse notado antes a perda você não passaria tanto trabalho com adaptação ao aparelho. 


4) Uma coisa ruim e uma boa de viver com alguém que não escuta direito?
Mãe: Uma coisa ruim seria a irritação de ficar o dia todo de aparelho ouvindo trilhões de sons e chegar em casa, querer silêncio, e familiares querendo conversar pra saber como foi o dia, trabalho, estudos...Mas você está estressada e não quer muita conversa.
Uma coisa boa, saber que você usando aparelhos vai atravessar a rua e escutar se vem carro...E ver você ouvindo música e levando a vida normalmente. 

5) Se pudesse voltar no tempo, acha que eu escolheria não ter perda auditiva?
Mãe: Acho que não podemos escolher ter uma deficiência/perda. Você sempre supera todos os obstáculos que aparecem e ainda tira proveito [no bom sentido]. Se a vida te der limões, faça limonada. 

(Olha só, mãe filosofando. Gostei hehe)

6) Algum hábito que teve que mudar quando notou minha surdez?
Mãe: Sim, muitos. Não telefonar pra você, nem mandar áudio, chamar com tom de voz mais alto, avisar quando chega visita (pra não aparecer enrolada na toalha), etc...

7) Algum hábito ainda por mudar?
Mãe: Sim, falar sempre de frente pra ti. 

8) Já se imaginou sendo surda? Se sim, em que situação?
Mãe: Nunca me imaginei sendo surda. 

9) Alguma situação engraçada por causa da surdez?
Mãe: Todos os dias aprendendo ainda a conviver com a sua surdez, e ainda não caiu a ficha direito. Situação engraçada foi ser chamada de sogra por vários moços e você nem escutou nada, do meu lado hahaha

10) Como imagina que vai ser daqui a uns 20 anos, quando vou ouvir muito menos do que hoje?
Mãe: Gostaria que daqui a 20 anos tivesse muito mais tecnologia pra não ter essa perda e ter mais qualidade de vida, pois o futuro preocupa, mas a ciência sempre vai avançando. Se assim não fosse, não teria descoberto a surdez pela audiometria [pela ciência].

Obrigada, mãe, pelas respostas. Algumas eu até já imaginava, outras, me surpreenderam muito. ♥

E você, que tal conversar com os amigos e familiares, pra descobrir o que eles pensam sobre a surdez? Às vezes nós sabemos tanto, pesquisamos, refletimos, mas guardamos tudo. 'Bora' compartilhar conhecimento! ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário