segunda-feira, 15 de maio de 2017

Como não apanhar de um surdo:

Veja se você já esteve em perigo perto de alguém surdo:

(Brincadeira, gente, nada de violência. Mas que dá vontade às vezes, dá hahaha) 


No dia a dia:


Perfeito: -"Vi que você utiliza aparelhos auditivos. Você se sente confortável em conversar sobre isso? Porque tenho curiosidade sobre o assunto."

Arriscado: -"Nossa, você usa aparelhos auditivos. Mas não escuta nada sem eles? Toma banho e dorme com eles? É com pilha? Consegue escutar isso aqui? (e faz algum barulho estranho) Com aparelho precisa de legenda? (aquela metralhaaaadora de perguntas que nem deixa respirar)

Absurdo: -"Que bom que tem o cabelo comprido, dá pra esconder, ninguém vai descobrir. Pode ficar tranquila que não conto pra ninguém que você usa."

Pode apanhar: Colocar o dedo.

Vou nem dizer onde é pra colocar esse teu dedo aí.

Em bares, restaurantes, baladas, etc:



Perfeito: -"Vamos conversar onde tem mais luz?"



Arriscado: -"Se não me entender eu repito, sem problema" (mas quer ficar onde é difícil conversar)

Absurdo: Querer conversar berrando na minha orelha, mesmo depois de eu avisar que não adianta.

Pode apanhar: -"Ah, não ouviu de novo? Então deixa pra lá..."
Não deixo não! Vai repetir! 



Em casa, com a família:


Perfeito: Quem quer conversar vem até onde eu estou.


Arriscado: Alguém berra de outro cômodo me chamando, e eu tenho que ir até ela.

Absurdo: Não querer colocar legenda no filme que vamos assistir em casa.

Pode apanhar: Querer perguntar algo quando estou no banho, e repetir cada vez mais alto, achando que vai adiantar.




Como eu entendo vocês falando comigo:


Na sala de aula:

Perfeito: Turma em silêncio, e sempre que possível, abrir as janelas para não precisar ligar o ar condicionado.

Arriscado: Ficar batendo dedos na mesa, apertando a caneta, fazendo barulhinhos repetitivos.

Absurdo: Professor que começa a falar mais baixo porque a turma está falando alto, como um método de pedir silêncio. (Sério, é melhor dar um berro do que fazer isso)

Pode apanhar: Alunos que ficam conversando durante a aula. (Vocês não fazem ideia do que é ruído de fundo, mais zumbido, mais irritação por causa dos sons, e aí a conversa de vocês...) 

Pros coleguinhas que adoram conversar 


Perfeito: Como devo me referir a você, surda, deficiente auditiva, [outra nomenclatura], ou não quer que eu fale nada? 

Arriscado: Ah mas tu nem é surda, tem aparelho auditivo. (A pessoa não sabe nada de surdez e já sai ditando o que é e o que não é) 

Absurdo: Ela tem...é....um...probleminha, sabe? De audição...(falando baixinho, como se fosse um crime)

Pode apanharNão ouviu? Eita surdinha, hein? Mas como que aquele outro dia eu falei no mesmo volume e tu ouviu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário