segunda-feira, 8 de maio de 2017

O cinema não tem legenda. O que fazer?

1º: Converse com o gerente e peça para que na próxima semana, quando renovarem a programação, tenha uma sessão por dia legendada de cada filme. Tire um print dos horários, dos cartazes ou se tiver em folheto impresso, melhor ainda. Fale sobre a necessidade das legendas e alerte sobre a possibilidade de processo judicial, sobre a Lei 13.146/2015  e a normativa 128 da Ancine quando esta entrar em vigor. (Antes, leia toda a lei e a normativa, óbvio) 

2º: Retorne ao cinema e verifique se a solicitação foi atendida. 

3º Se tiver as sessões legendadas, ótimo, fique de olho nas próximas programações. Caso não tenha, pegue a programação dessa nova semana, e junto com os laudos médicos atestando a deficiência auditiva, procure o Ministério Público ou a Defensoria Pública. Eles possuem horários de atendimento para a triagem, onde vão recolher documentação, e então enviar para a abertura do processo. 




No processo judicial, não peça indenização, de preferência. Peça um acordo com os cinemas para que tenham mais sessões legendadas até a implantação total da normativa 128 (quando todos os filmes terão que ter legendas, em qualquer horário. De novo, leia a normativa e os prazos!) 

4º: Procure a mídia, faça cartazes e chame outros surdos, e entre em contato a OAB - comissão da pessoa com deficiência do local. Compartilhar a situação pode fazer com que pessoas como advogados e vereadores se atentem à situação, enviando notificações para os cinemas, ajudando no processo judicial ou criando projetos de lei municipais. 


Manifestações por todo o Brasil: conscientização em massa.
Parabéns a todos vocês! <3

Importante: em nenhum momento xingue ou humilhe quem trabalha nos cinemas. Seja educado. A culpa é dos que estão lá no topo da chefia, ou, dependendo do filme, a culpa é da produtora que não fornece legenda para os cinemas.

6º: Acompanhe o processo por e-mail, contatando os advogados e defensores públicos que estão atendendo o caso. 

7º O processo pode demorar, tenha paciência. Continue a pressionar através de manifestações silenciosas com cartazes em frente aos cinemas, de preferência em horário de grande movimentação. Em várias cidades, o simples fato de aparecer na mídia fez com que os cinemas ajustassem os horários para atender o público surdo também.

Conheça a camiseta da campanha Legenda Nacional, o desenho está disponível gratuitamente no site, em várias línguas. Reúna seus amigos e leve o desenho na estamparia mais próxima para fazer a camiseta. Espalhe conscientização! =)








Nenhum comentário:

Postar um comentário