quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Dirigir sem ouvir

Você já pensou que deficientes auditivos que dependem de leitura labial encontram dificuldades até para dirigir? 

Na auto-escola a dificuldade é de fazer leitura labial no professor, como em qualquer outra sala de aula. Nas aulas práticas, a escolha: 

Olhar para o instrutor ao lado pra fazer leitura labial, ou olhar para a frente??


Eu ainda não comecei a auto-escola pois estou na adaptação dos aparelhos auditivos, então vou aguardar pra ver se com o tempo consigo entender melhor os sons, a fala, para evitar maiores dificuldades.

Desde criança, conversar dentro de um carro foi um sacrifício , por isso ao viajar com a família minha companhia é um livro ou meu fone de ouvido. (E quando eu escolho o fone reclamam porque todos no carro também ouvem o que eu estou ouvindo hahaha mas sim, eu seeei que o volume extremamente alto do fone prejudica a minha pouca audição, mas eu não consigo ficar sem música, esse mundo é silencioso demais, eu quero ouvir!! Eu imagino que é difícil para vocês compreenderem isso, mas saber que vou perder cada vez mais a audição, não importa o que faça, me faz querer aproveitar ao máximo agora. Mas sim, eu sei que música alta prejudica, eu sei...Já  pensei bastante sobre isso)

Somente agora com os AASIs que eu estou arriscando conversar dentro de um carro, mas é muito estranho ouvir com tantos ruídos - por isso que dependendo da situação é melhor tirar os AASIs, ficando sem os barulhos externos que interferem na fala. 
E o que são esses ruídos externos? Bom, não tem como dizer ao certo, mas são os sons que eu nunca havia ouvido, e que o cérebro não reconhece - ainda fico totalmente confusa com alguns sons, não sei se são de avião, carro, alguma máquina ligada, não dá para descrever. 


É bizarro ouvir algo que não consigo entender se é grave, agudo, de onde vem, não sei mesmo!

Ao fazer um passeio de carro usando os AASIs, me assustei: ouvia os carros que ultrapassavam!! Bem baixinho, mas ouvia! E reconheço que isso é importante pra quem dirige. Consegui ouvir motos, barulho do motor - antes, só ouvia barulho externo se era um caminhão passando do lado, ou uma moto muito barulhenta (o que infelizmente tem de monte em São José, né)

{Mas nada como entrar no ônibus e desligar os aparelhos, meu mundo calmo, silencioso.}

Como será quando eu dirigir? A questão da visão é tranquila, pois meus olhos são meus ouvidos, eu sempre observo tudo e mais um pouco, e não tenho nenhum problema de visão (ainda bem, porque óculos em cima dos aparelhos é um horror de desconforto). Mas se estiver vindo uma ambulância, com certeza só vou saber quando já estiver bem perto, infelizmente. Se alguém xingar, nem vou saber. 
E com certeza colocarei esse adesivo no carro: 



Assim  como já aconteceu de outros acharem que eu estava ignorando quando na verdade não estava ouvindo, acho importante avisar sobre a deficiência auditiva para evitar maus-entendidos. E também, como nem sempre consigo utilizar os aparelhos por longos períodos de tempo, pode ser que eu dirija sem eles. 

Para você que dirige, quais situações complicadas já viveu por causa da falta de audição? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário