quinta-feira, 5 de maio de 2016

Não, não vale a pena!


          Os direitos de uma pessoa com deficiência nunca vão fazer valer a pena ter nascido com aquela condição, ou em algum momento adquirir tal condição.



Lembre-se disso: Não, não vale a pena.



            Se eu pudesse escolher, não sei se iria querer ter nascido com a deficiência ou não. Tem momentos em que me arrependo, em outros não. Vivo nessas certezas inconstantes. Mesmo que minha deficiência me possibilitasse mais direitos como quem possui deficiência física, visual e mental tem desconto em compra de carro, por exemplo, ainda assim não valeria a pena. Cada vez que você pensar "Queria ter deficiência pra estar naquela fila do mercado, porque lá é mais rápido", lembre-se de que com toda certeza, não vale a pena...e você veria rapidinho como isso é verdade, se ficasse surdo por uma semana só, ou um dia, que seja.




Tente imaginar:  

          Saia à pé pro ponto de ônibus, ainda de madrugada, olhando constantemente pra todos os lados, porque se vier alguém por trás, você não vai ouvir. Entre no ônibus, e então seus tímpanos "tampam" e "destampam" o tempo todo, por causa do som do motor, e isso dói. Atenda o telefone e faça um esforço absurdo pra entender o que falam, isso SE escutar o telefone tocar.
         A mordomia de ficar no quarto/sala enquanto alguém fala com você de outro cômodo acaba, levante e ande até onde está a pessoa, pra fazer leitura labial. E isso vai cansar se a família não tem consideração nenhuma de levantar e ir até você pra conversar. Atravesse num cruzamento perigoso e quase seja atropelado porque não ouviu que um carro apareceu de repente ou muito rápido. 
         Aguente quando reclamam que te chamaram um milhão de vezes, se irritam quando você pede pra repetir o que foi dito, acham que você é "desligado", que não presta atenção, mas fale que é surdo, e veja olhares de "está se fazendo de vítima", e de "coitado(a)".
         Leia mil textos sobre aparelhos auditivos, se informe em todos os blogs sobre, pra não ser enrolado na hora da compra. E ainda ature fonoaudiólogo tentando desviar o foco das funções do aparelho pra estética, para o "ser pequeno, invisível na orelha".
        Sente-se em uma sala de espera e tente entender algo dito na televisão... Por mais que o volume esteja alto, se não der pra fazer leitura labial, vai parecer que é outro idioma. Perca 90% das piadas feitas porque a pessoa fala rindo. Fique com receio ao conhecer pessoas novas, e ter que aprender a ler lábios novos.

  Poderia fazer uma lista bem maior que essa? Sim. Mas acho que já deu pra ter uma pequena noção de como a surdez afeta a vida de quem a tem.

Então mais uma vez: Não, não vale a pena.









3 comentários: