sexta-feira, 17 de junho de 2016

"Fulano morreu!" e eu: "Que legal, né?"


Não me entenda mal, alguém ouvinte nunca vai saber o que é fazer leitura labial durante anos, o dia todo, todo dia. E isso cansa. De manhã, tenho toda a atenção do mundo pra ler lábios, à tarde, uns 80%, mas à noite, é muito provável que aconteça igual no título: "Fulano morreu" e eu diga "Uhum...Que legal!" ou me digam "Estou me sentindo mal" e eu: "Ah que bom, né?" Hahaha E é sério, à noite não faço nenhum esforço pra tentar processar os sons, sobre o que me contarem eu só respondo "Aham, sim, não, legal..." Se estiver escuro? Pode esquecer. Se tiver muito barulho no ambiente, também, pois as poucas vogais que me restam desaparecem quando há barulhos mais altos.

       "Ahhhhh Dani, então tudo que te falei aquele dia, de noite, só ignorasse?" Calma, também não é assim. Quando é necessário/importante, eu me esforço sim, e se não entendo algo, peço para repetir. Mas em situações como: alguém puxando papo no ônibus, rodinha de amigos e um deles conta uma piada, festinhas de aniversário com muito barulho ou restaurante com a família contando história lá no outro lado da mesa... se eu conseguir ler os lábios, ótimo, senão, só "sorrio e aceno":



Não entendi e não to nem aí hahaha


Você pode até achar que é falta de respeito, mas com certeza nunca sentiu o cansaço causado pelo esforço mental nesse caso. Fique um dia vendo televisão no mudo e veja se ela continua interessante. Veja filmes com o áudio em um idioma estranho e me diga se consegue se concentrar.



É cansativo demais, o cérebro não está programado pra isso, e atualmente há algumas pesquisas relacionando a surdez com problemas neurológicos, o que não me surpreende nem um pouco. É um esforço que não estava no script, isso causa muita ansiedade. Claro que dá aquele orgulho de ter uma capacidade de dedução/leitura labial tão boa, mas admito que não é o ideal. 


Então se algum dia você me perguntar algo que a resposta não tem como ser "aham", e eu responder "aham", já sabe né? hahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário