terça-feira, 14 de junho de 2016

Estrangeira no meu próprio país...


Isolada. Você consegue imaginar viajar pra um país com um idioma que você não entende, ou entende bem pouco? Nos primeiros dias pode ser assustador.  Imagine ir no mercado e não saber qual produto está comprando, ou ir pedir algo no restaurante e não saber o que vai receber no prato. Sentar em um local com mais pessoas conversando, e se sentir completamente excluída. Não entender quando perguntam algo, o que passa na televisão ou rádio.
A diferença é que nessa situação, com o tempo você iria aprendendo o idioma, e ficaria mais fácil, mas com a perda auditiva a situação é contrária, só piora.
Esses dias eu já estava "cheia" de uma música que tocava direto na rua, rádio, carros, vizinhos... e não entendia nada, achava que era em inglês, e até comecei a duvidar do meu inglês, por que não entendia NENHUMA palavra cantada...Mas todo dia ouvia aquela melodia em algum lugar.
Até que descubro que a música era em português mesmo! Era "Bang",  da Anitta. E não, eu não entendo até hoje uma palavra sequer daquela música. (E nem vou me dar o trabalho de entender também, prefiro ficar nas minhas músicas anos 30~80 mesmo, obrigada.)
          Mas isso me fez pensar, pois tantas vezes eu ouvi a música, em todo lugar que ia, e não entendi sequer uma palavra. Por isso é tão importante a reabilitação auditiva, pra evitar o isolamento, a depressão, a vontade de viver quietinha do meu próprio cantinho. Não adianta negar o problema, não há mérito algum em se enganar.

Não finja que está tudo bem quando não está. Querer se fazer de forte nesse mundo não vai fazer com que as pessoas te olhem como alguém que superou algo, vão apenas achar que sua vida é boa e que você não precisa de esforço pra nada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário