quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Respondendo meus próprios textos | Antes e depois dos AASIs

Férias da faculdade, nada melhor do que sentar pra revisar o blog. (Terminam hoje, sad but true haha) Nessa revisão encontrei um texto meu falando sobre o que queria fazer com meus aparelhos auditivos, quando os recebesse. E decidi responder, observando a diferença expectativa X realidade:
(Texto antigo em negrito, antes dos AASIs)
.
.
"Quando tiver meus AASIs quero poder ouvir uma música em português e entender a letra, pois até hoje não entendo o que está sendo cantado a não ser que alguém cante perto de mim e eu faça leitura labial." -Antes dos AASIs
AAAhhhh menina ingênua. Até agora  consegui identificar algumas consoantes que antes pra mim não existiam (tipo F, T, e S), mas entender letra de música já é pedir demais. Entendo aquelas que já conheço, que já decorei, mas músicas que nunca ouvi ainda não, e talvez nunca pro completo também, só o tempo e terapia auditiva que dirão. Entenda melhor aqui.
.
.
"Quero poder ver filmes dublados, sem me estressar mais com esses cinemas que hoje não exibem nada legendado... o que é contra a lei, sabiam? Não ter filmes legendados é excluir o acesso de deficientes auditivos à cultura. " -Antes dos AASIs
Aí vem a realidade e dá aquela rasteira que te deixa no chão. Ainda não vi filme dublado com os aparelhos, mas vi uns 7 trailers dublados no cinema e consegui entender no máximo 20% do que era dito. Só um trailer em que falavam beeeem devagar que eu consegui entender a maioria.
.
.
"Quero aprender vários idiomas quando tiver com os aparelhos. Porque tudo que aprendi de inglês até hoje, só a leitura/escrita que me vai ser útil, pois o falar e ouvir vou ter que aprender a "entender" tudo de novo..."  -Antes dos AASIs
Estou começando a aprender o inglês de novo - a parte do ouvir. Embora na teoria já saiba a pronúncia das palavras, acostumar a ouvir as consoantes é bem diferente e confunde muito. Começar outro idioma? Nem pensar, só bem depois da adaptação. Se em português já não escuto muitas sílabas, não tem como querer aprender um novo idioma, a não ser que aprenda só a escrita mesmo.


Só que nada disso é motivo para desanimar.

Essa é a graça da vida, esperar algo, não receber e aprender com isso. Se reinventar pra encontrar um motivo para levantar todos os dias (além das contas a pagar, claro hehe).


.
.
A vida nos nega algo que queremos, mas depois coloca no nosso caminho coisas e pessoas que nem imaginávamos que existiam - quando menos esperamos - e a gente se apega até mais do que deveria. 
.

.

Se não fosse pela perda auditiva eu não teria conhecido muitas pessoas maravilhosas e histórias encantadoras. Sei que às vezes dá vontade de pedir pra nascer de novo com audição perfeita, mas pensando melhor, não valeria a pena. Esse meu mundo silencioso me abriu a mente em tantos aspectos, empatia, acessibilidade, reabilitação auditiva, libras, implantes cocleares (ICs), aparelhos auditivos (AASIs), compreender as dificuldades e angústias alheias, que nem imagino minha vida sem tudo isso.

E você, por ler esse texto procurando saber mais sobre perda auditiva, já é muito especial. Buscar conhecimentos técnicos, faculdade e emprego é importante, mas nada se compara à buscar sabedoria para se colocar no lugar do outro, e reconhecer que nós não somos nem um pouquinho superiores nem inferiores àqueles que estão ao lado ;)



.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário