sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A realidade de começar a usar aparelhos auditivos | O que esperar?



  Audição com aparelhos NÃO é igual à audição natural. 
Audição com aparelhos NÃO é igual à audição natural.
Audição com aparelhos NÃO é igual à audição natural.
Audição com aparelhos NÃO é igual à audição natural.
Audição com aparelhos NÃO é igual à audição natural.


Como só comecei a utilizar AASIs ( aparelhos auditivos) nesse ano, passei boa parte da minha infância já com perda auditiva e me acostumei a ouvir tudo de uma maneira beeem diferente - só que achava normal

Mas como é começar a usar aparelhos de repente, tendo passado a vida toda "achando que ouvia" tudo?


Tontura/falta de equilíbrio com sons desconhecidos:

Muitas vezes perco momentaneamente o equilíbrio, para só depois de alguns segundos entender que o que estou sentindo é um som novo, provavelmente em alguma frequência que raramente ouço. Não é fácil reconhecer que estou ouvindo algo, parece apenas que o cérebro está 'agitado'. E mesmo depois de reconhecer que é um barulho, não é possível dizer se é grave ou agudo, nem de onde vem...Parece apenas uma pressão no tímpano, é meio complicado de entender. (Mas isso, com sons desconhecidos.)
Isso acontece sempre quando ouço no computador ou toca discos, sem fone, alguma música que não conheço, ela parece apenas ruído. Mas quando é uma música que já conheço, que já ouvi muitas vezes, com fone, o cérebro 'preenche' com os sons - e o engraçado é que às vezes a música pausa sem querer e eu demoro para notar, porque o cérebro continua 'ouvindo', continua criando os sons, eu realmente acredito que está tocando música...Tudo criação da mente! Ou seja, nosso cérebro engana, e se engana facilmente com os sons.

Confusão com sons equivalentes: 

O som que eu escuto de um ventilador, com os aparelhos, é o mesmo som de um avião passando bem em cima de casa, sem aparelhos. Então, às vezes entro no quarto com os aparelhos, ventilador ligado, e eu acredito que tem um avião passando - até que noto que 'esse avião tá demorando muito pra passar' e então vejo que é o ventilador... Bizarro. (E quando passa um avião e estou com aparelhos? Parece que vai começar o apocalipse hahaha ) O som de um carro parece o de um caminhão. Pingos grossos de chuva parecem passos fortes, e o som dos meus próprios passos, que antes nem ouvia, parecem absurdamente altos. Muitos sons ficam confusos demais. Confusão total, principalmente em  locais barulhentos.

Perda da noção de distância/espaço:
Com os aparelhos, tudo parece muuuuito perto, carro, caminhão ou ônibus me assusta demais (fico achando que vou ser atropelada a todo momento). Máquinas, barulhos de obras, pessoas falando, tudo parece perto demais, sufocante! A noção de distância foi totalmente bagunçada (principalmente numa segunda-feira, depois de passar o final de semana sem os aparelhos). Por isso na rua, detesto usar AASIs, já estou acostumada a ficar sempre com a visão atenta, dispenso ouvir mais.

O mundo parece um pouquinho 'inclinado':
A diferença da audição entre os dois ouvidos não é lá muito grande, mas antes dos AASIs eu já notava que o direito sempre foi pior. No direito não tenho muuuita compreensão de fala, se não entendo alguma coisa, sempre inclino o esquerdo em direção à pessoa. Quando criança, se tivesse algum barulhinho na hora de dormir, eu sabia que era só afundar o lado esquerdo no travesseiro, que o direito ficava pra cima, e então não ouvia. (Como que eu achava isso normal, gente, cooomo??? ) Então com os aparelhos eu fiquei tipo "Não pode ser, tudo parece inclinado!" É estranho, muito estranho. 

Então, pessoinhas queridas, como eu sempre peço, muita paciência, por favor

Não imaginem que ouvir com aparelhos é como se a sua audição magicamente ficasse melhor, mais clara e mais cristalina. Porque na verdade é tudo meio desnorteador, irritante, e muitas das vezes, confuso. Uma vida de chiados e ruídos, e no meio disso, tentamos treinar o cérebro para buscar os sons que nos são úteis. 

Paciêêência..pois a adaptação é muito longa!!!   =D 


As lindas Gabriella Esteves e Larissa Schmitz, (Usam AASI e IC, respectivamente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário