sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Reações em gifs #1

Importante: Por motivos óbvios de inclusão das pessoas com deficiência visual, os gifs tem áudio descrição logo abaixo, a cor da letra é branca, assim, quem enxerga, vê o gif e lê só a parte que interessa do texto, mas pra quem precisa de descrição, ela está ali.
(Áudio descrição: existem aplicativos que leem os textos para quem não vê. Mas o aplicativo não tem como descrever uma imagem, um gif ou vídeo, por isso, é importante descrever.)

Quando tocam no meu cabelo (e estou com os aparelhos):


[Um gif do filme infantil "A nova onda do imperador", em que o Kronk, amigo do imperador, chega e o cutuca, então o imperador se vira de repente, balança os braços como se estivesse começando uma luta, e diz "não escosta"] 


Quando reclamam que me chamaram e eu nem olhei: 

Assim fica difícil, né amigo, esqueceu?? Balança os braços, cutuca meu ombro, tira um chinelo e joga amassa um papelzinho e joga.
[Um ator olhando de frente e fazendo uma cara de "dã", meio debochada, como se estivesse dizendo "eu avisei, né"] 

Quando me sento em uma mesa comprida, cheia de gente:

Vai começar a tortura! Se for jantar, é pra olhar pro prato, ou fazer leitura labial? Céus!!
[um jovem sentado em uma mesa, com cara de nervoso/assustado, com os olhos arregalados, braços apoiados na mesa, olhando para um lado, e pro outro.]

Quando ainda insistem que legenda é frescura:


Simples. Se reclamar, a gente faz mais cartaz.
[Presidente dos Estados Unidos, o Obama, de terno e gravata, batendo na mesa e dizendo "Isso é lei"]

Quando a pessoa começa falando de frente pra mim, mas vira de costas e sai do ambiente falando:

Tá de zoeira comigo, né? Vai voltar aqui e repetir tudo, sim!
[ator que levanta ambos os braços, e abaixa batendo eles no lado do corpo, com uma cara de "o que foi que eu te disse, hein?" Uma reação típica de alguém que está pensando "eu não acredito que ele fez isso..."]


Quando estou num ambiente barulhento, sem entender nada, aí coloco os aparelhos, mas situação fica pior ainda: 
E agora? Com, ou sem os aparelhos?
[gif de uma mulher fazendo expressão de quem não está entendendo nada, com os olhos abertos, olhando para cima, e virando para o lado, ainda com a expressão de quem está perdido, sem saber o que está acontecendo.]

Quando explico pra um recém-conhecido que preciso fazer leitura labial, que no ambiente barulhento é difícil, e aí a pessoa vem querer gritar no meu ouvido:
Não tem como ler lábios se eles estão encostando na minha orelha, né criatura?
[mulher revira os olhos para cima, bate de leve na mesa, se inclina pra trás  com uma cara de indignada, mas engraçada ao mesmo tempo]

Quando de repente escuto e reconheço uma consoante que antes, pra mim, nem existia: (essa é pra quem está em adaptação aos aparelhos/implantes)

O que é isso entrando nos meus ouvidos???
[gif de um garoto fazendo uma expressão de surpresa, ele abre um sorriso, e olha para o lado, como se estivesse apreciando uma sensação nova.]

Quando começam a dizer que nada precisa ter Libras, porque existe legenda:

Shhh....Vamos respeitar a segunda língua oficial do Brasil, né?
[ator que levanta uma mão na altura do rosto de outra pessoa, e faz "shii" com a boca, sinalizando que é pra pessoa parar de falar.]

Quando a bateria do aparelho acaba no trabalho, no meio da aula ou em um evento, e eu tento me lembrar se trouxe reserva: 


Torcendo pra que aquelas na mochila sejam novas...
[mulher com cara de assustada/preocupada, olhos arregalados, mas séria, com uma sobrancelha levantada. a cena congela, ela fica toda cinza, o que dá um ar mais dramático.]


Quando tem várias pessoas falando comigo ao mesmo tempo:

Socorro! Leitura labial em um já é difícil, então, PARA!! Um de cada vez!!
[Uma pessoa com uma máscara de cavalo, que cobre toda a cabeça. A pessoa coloca as duas mãos na cabeça e vai arrastando até o peito, enquanto balança a cabeça para os lados.]


Quando alguém me faz uma pergunta, mas eu não entendi/ouvi. A pessoa espera a resposta, mas eu só estou pensando "Tomara que não tenha sido uma pergunta..." 


Uhum....é...uhum...legal...
[um sapo, de marionete, balançando afirmativamente a cabeça, olhando para um homem, e ele faz o mesmo, olhando para o sapo.]
E, por último, como me sinto por dentro quando tiro os aparelhos no final de semana:


Adeus mundo barulhento demais!!!
[Mister Bean em um carro com a capota aberta, balançando os braços e mostrando o dedo do meio, sorrindo.]


E você, tem alguma reação típica, e um gif que a descreve? 
Manda por email: daniellekmachado@gmail.com para o próximo "Reações em gifs".
=) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário