segunda-feira, 25 de abril de 2016

Testando: Aparelho Auditivo #teste1


Widex

Em 2015 fiz o primeiro teste com aparelhos auditivos.

Características:


Retroauricular.
Preço: R$12.000,00 (cada um)

Possui controle remoto, 8 volumes, programa Padrão ou Conforto.



Utilizei durante 4 dias o aparelho, na rua, na aula, ônibus e em casa.



Sobre preço:

Achei o preço muito além do esperado pra esse aparelho auditivo, até porque se quisesse qualquer acessório além do controle remoto, tipo conexão bluetooth, conectividade com celular, tinha que comprar separado, o que é muito caro.




Minha experiência:


Desconforto físico muito grande. O som era razoável, mas muito "farfalhar" de cabelo e vento. Eu sei que na hora que colocamos, precisamos de um tempo até nosso cérebro se adaptar, mas se aquilo era ouvir, então queria ficar surda mesmo.(Entenda, isso não quer dizer que o aparelho é ruim...Eu apenas não gostei desse mundo barulhento como vocês ouvem)

O microtubo (ponta que vai dentro do ouvido) era com adaptação aberta de um lado (deixa passar ar) e fechada do outro, mas machucou demais lá dentro, eu não via a hora de tirar os aparelhos, era mais dolorido que enfiar cotonete no fundo do ouvido. Isso foi o que mais me preocupou.

Tenho muita pressurização do tímpano conforme os sons que escuto, e isso incomoda demais...É só ligar um ar condicionado, ou qualquer coisa em determinadas frequências que meu tímpano fica "tapando e destapando" muitas vezes, o que com o aparelho fica ainda mais difícil de lidar, pois ao final do dia até a orelha lateja de dor.

Quando estava na aula, usava o programa padrão, pra não perder nada que o professor falasse, embora os sons de conversas na sala ficassem ainda mais altos. Durante uma prova, o professor falou algo no fundo da sala, e mesmo com os aparelhos não entendi o que foi dito.

No ônibus e rua, usava o programa conforto, que anulava parte dos ruídos do ambiente, deixando apenas "sons principais" mais altos.

Sobre essa opção de programas, achei interessante. Não notei nada sobre microfone direcional, diferença nenhuma.. (microfone direcional é o que foca em barulhos só à frente, ou só ao lado, etc...)

A parte estética do aparelho considero ok, realmente é pequeno e leve.




Sobre o atendimento da empresa:
A fonoaudióloga era bem atenciosa, mas focava em estética, falando muito em "aparelho discreto, aparelho pequeno, aparelho invisível", o que vocês sabem, me deixa louca.


Compraria (se tivesse dinheiro)? Não. Maaaaaasss: O que isso significa?


Que EU não me adaptei à esse aparelho. Cada pessoa é diferente, com características de surdez diferentes. Logo, se você está procurando aparelhos auditivos, faça um teste! Não custa nada, (se alguém cobrar por teste de aparelho, CORREEE!!) e você vai poder dizer o que gostou, o que não gostou e com certeza estará preparado na hora da compra definitiva.
Conforme for testando os aparelhos, vou relatando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário